quinta-feira, 5 de maio de 2011

Oh, lecas, tu queres lá ver que...

A dignidade humana é uma balela?!!!

A ideia de se chamar "justiça" a uma execução sem julgamento é recente, jovem, mas aparenta ser rija, forte, bem constituída...

Há uns anos disse W. Bush: "Iremos trazer-vos perante a justiça." Mas como a viagem talvez ficasse um pouco cara, decidiu-se matá-lo mesmo ali. Ao Osama bin Laden.

Não digo que bin Laden seja um santo homem, nem digo que o não seja.

Não digo que ele seja inocente! Não há inocentes neste mundo. Até as crianças sabem ser cruéis, como muito bem sabemos. Mas que se entre pelas portas de um país outro a dentro, sem avisar nem dar cavaco a ninguém. Se mate um ser humano, com a tese de se estar a fazer justiça tipo vingança. Se apresente a morte de um ser humano como um troféu. E que, pessoas responsáveis, inteligentes, bem vestidas, com gravata, se atropelem a dar os parabéns a quem desferiu tal golpe nas ideias de Democracia e Justiça... bem, parece-me demais.

Tanto quanto sei, não sei se sabemos o suficiente, para podermos dizer que sabemos que Bin Laden era culpado. É um símbolo, bem sei, mas a questão não é essa.

Que fosse culpado, não o discuto sequer, o que me aborrece é a violação, não da integridade de um terrorista, mas da Integridade daquilo que pretendiamos defender primeiro: os valores contemporâneos da sociedade ocidental foram lançados na lama pelos seus soldados quando executaram um ser humano, sem julgamento, sem um enquadramento legal, sem um regime jurídico claro... Se voltamos a conceder que a "legitimidade" é estabelecida por quem tem mais força bruta, entramos num círculo vicioso que se repetiu ao longo da História - e que nunca teve finais felizes...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oh, lecas, tu queres lá ver que...