quinta-feira, 28 de março de 2013

O regresso de Sócrates

Oh, lecas, tu queres lá ver que...

Bem, pareceu-me que o percurso da entrevista esteve condicionado por razões próprias que não o esclarecimento da opinião pública... demasiado tempo perdido com tretas (a última semana, os prós e os contra Sócrates na RTP...), com os jornalistas a insistirem no vazio.

Depois, Sócrates tem razão, insiste-se numa narrativa, visível na própria linguagem, nos erros dos jornalistas, na formulação das questões que já pressupõe um certo tipo de resposta.

Depois, o que se pôs em cima da mesa foi aquilo em que, precisamente, Sócrates tem e sempre teve razão (na minha perspectiva), mas foi posto de acordo com uma certa perspectiva global HOJE tida por "realista" e "objectiva"... As perguntas relativas às asneiras de Sócrates ficaram por fazer, ou fizeram-se apenas no final (o caso BPN), e ficaram praticamente por tocar talvez porque a tal "narrativa" fez ainda mais asneiras do que Sócrates nessa matéria... Na verdade, onde Sócrates de facto falhou, Passos falhou ainda mais... Quer dizer, Sócrates fez muita asneira, mas, na minha perspectiva, não onde se supõe, ou não da maneira que se supõe...

Na generalidade, penso que Sócrates esteve muito bem, não só por mérito próprio (que parece ter algum, pelo menos de retórica e de memória), mas sobretudo porque os jornalistas insistiram em confrontar Sócrates com aquilo em que ele tem razão... Não sei se isto foi encomendado por inimigos de Sócrates a quem assim o tiro saiu pela culatra, ou se foi encomendado pelos seus amigos numa farsa bem sucedida, ou se os jornalistas estão simplesmente tão imersos na "narrativa" que não vêem nada senão essa mesma narrativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oh, lecas, tu queres lá ver que...